quinta-feira, novembro 20, 2003


capturei direto do blog dele - powered by PrtScRq
[o que gosto de ler]


Certo post, eu disse, aqui, que lia muito e sempre, desde que me lembrava. Acho até que foi numa 'ode à feiradolivro'. Fora tratados jurídicos ou econômicos, gosto de ler quase tudo. Além disso, alguns textos têm a propriedade de aparecer em momentos precisos onde encaixam ou desencaixam certinho. Como este aqui de um cara que não conheço, mas gosto de ler. Ele é daqui de Porto Alegre e sei que vaga lá pela Ufrgs, também.

"MARAVILHOSO MUNDO DA ESTRATÉGICA DE MASSACHUSSETS


Eu tava pensando em resolver TODOS os assuntos pendentes da minha VIDA nestas duas semanas de férias: concluir textos, finalizar sites, encerrar músicas, dar todas as respostas e perguntar todas as coisas.

É uma espécie de ensaio de preparação para a MORTE, especialmente neste momento, em que eu não descobri que estou morrendo em algum exame médico de nome complicado, ainda que saiba que sim, de fato, estou morrendo como TODO MORTAL deste MUNDÃO DE CRISTO.

Acontece que eu me dei conta que muitas dessas coisas não vão acabar no meu ponto final. Ele seria, aliás, um potencial COMEÇO para a maioria delas. Brincar de morrer um pouco, neste caso, funcionaria como a chave para uma REENGENHARIA medonha na minha vida e, cada vez mais, venho acreditando que os resultados dessa atitude de RUPTURA CONCLUSIVA seriam incrivelmente melhores do que a maldita INÉRCIA ADOLESCENTE em que CHAFURDAMOS heroicamente em maior ou menor escala, sempre.

Concluí o parágrafo acima de uma rápida reflexão nesta libertina sexta-feira, que percorre mais ou menos o seguinte: se eu estivesse MESMO morrendo e descobrisse que estava deixando passar todas essas oportunidades por MEDO ou PREGUIÇA, isso desencadearia toda uma série de sentimentos que me levariam a uma profunda FRUSTRAÇÃO, sentimento com o qual, imagino, seria TERRÍVEL morrer.

Uma vez que não estou morrendo, encontrar nas respostas certas a ilusão de poder gozar de nova e melhorada existência é RECONFORTANTE e INSPIRADORA. Todo este ESTRATAGEMA nada mais serve a não ser para alimentar meu próprio EU. Isto é apenas uma outra forma de dizer KNOW THY SELF - CONHECE-TE A TI MESMO. Mas, perceba, não há nada de NARCÍSICO nesta afirmação. Se você vê, CUIDADO.

Entretanto, aceite o fato de que estar sozinho no universo ainda é a única coisa de que temos certeza, em um universo no qual ainda nem temos certeza do que é o universo.

Além disso, nesta cruzada particular, o fato de estar ou não morrendo afeta apenas a MINHA motivação - contanto que o OUTRO não saiba. Aliás, deixar o OUTRO saber é o que se chama, em termos de ESTRATÉGICA, de XEQUE-MATE.

Claro que existe a possibilidade de os meus medos e a minha preguiça atenderem a um propósito de auto-preservação e eu estar CERTO a respeito de todos os meus temores. Isto seria realmente triste, não é mesmo? Pois então: chama-se RISCO.

Ao menos é assim que chamamos nos termos da ESTRATÉTICA." (por Cardoso em one hundred percent chongas, em 14/11/2003)

comentários:

Assinar Postar comentários [Atom]