sábado, setembro 06, 2003


imagem de http://fadamorgana.terra.com.br/
[uma noite perfumada]

Sei que vai durar pouco, mas parece verão aqui em Porto Alegre. Ontem, quando voltei para casa, já anoitecia e estava muito calor na rua. Moro num apartamento sempre muito frio, pois é nos fundos do edifício, construído num terreno que segue em aclive. Nestas, a parte boa, é que tem um pátio grande e o que eu chamo de latifúndio vertical: um barranco escalável apenas por cabras montesas, gatos e gatunos metidos e por mim, quando me baixa o indiana Jones. Meu barranco é um jardim semi-selvagem, com algumas frutas e flores que sobrevivem as idéias de agricultura do "Seu José", o jardineiro do bairro que ainda opera a base da foice, mas que, ao contrário das empresas de jardinagem, sempre vem. Todo o mês, perto do dia 30, sem agenda ou secretária, ele toca (e como!) a campainha,... às 6 da manhã ..........
Mas, não era do Seu José que eu queria falar e, sim, de uma trepadeira que cresceu no barranco, por trás e por cima do telhado da minha micro-churrasqueira e que flore no fim do inverno. Mais que a beleza de suas pequenas flores brancas, lança no ar, toda a noite, um perfume que lembra o perfume do Jasmin. Não a plantei, ela apareceu ali e foi ficando e, por este presente que nos dá todo o ano: o de perfumar a casa toda, já é da família. (Seu José, depois que eu descobri o que ele entendia por 'poda', está proibido de tocá-la).
Não sei que planta é e, se alguém que ler isso souber, me diga. Seus ramos são frágeis e flexíveis e suas folhas são pequenas. As flores são pequenos sinos/estrelas brancos.
Ontem à noite ela estava linda, coberta de branco e perfume. Pena eu não ter uma câmera para fotografá-la.

:: se for jasmim mesmo, tem uma descrição aqui, que até explica porque o perfume perturba tanto à noite :)

comentários:

Assinar Postar comentários [Atom]