sábado, setembro 06, 2003


imagem do site http://www.wlu.ca/
Aconteceu na UNISINOS, entre os dias 3 e 5 de setembro. Participei juntamente com colegas do TRAMSE, apresentando um trabalho. A segui, um relato de parte de nossa passagem pelo Congresso.

Camila, Daisy, Odalci e eu saimos da UFRGS às 8h:30 , mais ou menos, rumo à Unisinos e ao II COngresso. Tivemos sorte de não pegar engarrafamento e chegamos em tempo. As apresentações estavam previstas para iniciar às 9h e a de cada um de nós seria numa mesa diferente.
No estacionamento, encontramos Ana, Mara e Rosane. Carmen chegaria mais tarde com o Prof. Jaume Martinez Bonafé, da Universidade de Valencia - ES, palestrante na parte da tarde sobre "Políticas Educacionais Nacionais e Internacionais".

A Unisinos é enorme e foi na base do "fora de forma à destino", um corre-corre meio atrapalhado que nos dispersamos. Minha apresentação seria no Eixo 9 - Tecnologias de Informação e Comunicação e Educação. Fui para a sala e entrei quietinha porque as apresentações já haviam iniciado. O primeiro bloco de dois trabalhos era de pesquisadores ligados à PUCRS: Políticas Públicas e Informática Educativa: uma conexão necessária (ou de como ainda é necessário discutir sobre o óbvio), pela Profª Helena Sporleder Côrtes e Educação à Distância: com muita interatividade e mediação pedagógica, pela Profª Elaine Turk Faria.

O primeiro trabalho apresentou os resultados parciais de uma pesquisa que visa avaliar a política de informática educativa da Secretaria Municipal de Educação de Porto Alegre - SMED, entre os anos de 1994 e 2004. Focaliza, principalmente as ações e omissões em relação às políticas públicas. O segundo trabalho, relatou uma investigação realizada nos cursos à distância da PUCRS, usando o ambiente WebCT, enfatizando os parâmetros de interatividade e de mediação pedagógica.

Após as apresentações, um espaço para perguntas / intervenções e eu com uma na ponta da língua: Como se resolve a contradição entre as políticas públicas que se direcionam para a opção pelo software livre, como as da Prefeitura de Porto Alegre , e a formação de professores em ambientes proprietários como o WebCT usado pela PUCRS? ........... Rendeu um bom papo, mas poucas respostas.

Em seguida ao intervalo, apresentei meu projeto: A formação de professores em comunidades de educadores pesquisadores: autoria e autonomia na criação e utilização das tecnologias educacionais informatizadas. O trabalho escrito é uma versão de antes da defesa, portanto já está defasado e não apresenta a opção e fundamentação pelos weblogs. Porém, na apresentação, fiz um relato sobre o projeto definitivo e seu atual status.
Como sempre, causou uma certa er... surpresa o meu referencial teórico em Marx, no lugar onde a maioria usa Habermas, Deleuze e Morin. E curiosidade quando eu justifiquei. Pena não ter sido possível aprofundar esta parte por causa do tempo.

A presentação seguinte foi de meu colega da UFRGS, Miguel Orth: Experiências teóricas e práticas de formação e capacitação de professores em informática da educação, onde ele analisa a formação / capacitação de professores do LEC - UFRGS e da PUCRS.

Após este bloco, mais uma rodada de perguntas e debate com os quatro apresentadores. Foi interessante o debate, embora o tempo reduzido.

Conseguimos juntar a turba da UFRGS para o almoço. Só alegria :) Todas as apresentações foram muito bem. Às 14h nos separamos de novo. Fui assistir as apresentações do mesmo GT. Meu interesse maior era o trabalho Educação como Prática de Liberdade: Software Livre, da UFSM, apresentado pela Prof. Elena Mallmann.
Surpresa foi ver que autora era a professora com quem eu havia ficado trocando figurinhas pela manhã. Ela se interessou bastante pelo meu trabalho e, assitindo ao dela, vi que nossas referências fecham. O trabalho de Elena faz parte de um projeto integrado de pesquisa da UFSM que, entre outras coisas, implementou um ambiente de aprendizagem investigativo (ainda em construção), baseado no conceito de software livre e na pedagogia de Paulo Freire.
O ambiente está disponível em http://amem.ce.ufsm.br.

Sinapses foram devidamente trocadas :)))))

Agora algumas di (de) vaga (vagar) ções (ações):

Uma coisa boa é a parceria dos amigos. E é nessas que eu acho a maior bobagem supor, como alguns candidatos à cavaleiros do apocalípse supõem, que as relações virtuais podem substituir os contatos presenciais.
Aquelas piadas de padre não teriam a mesma graça sem aquelas caras safadas em volta e sem a paisagem jesuítica da UNISINOS.
Na volta, cinco espremidos no meu módulo lunar! E eu sem as lentes...


comentários:

Assinar Postar comentários [Atom]