sábado, setembro 13, 2003


[Carlos Barbosa]

Muito legal nossa passagem por Carlos Barbosa, na 12ª Feira do Livro. Ontem, pela manhã, apresentamos o trabalho O professor como pesquisador, dentro da programação das reuniões entre secretários de educação municipais. Presentes umas 50 pessoas. Embora o debate tenha tido pouco tempo, penso que fizemos algumas provocações interessantes. Dentro da esfera de poder de secretários de educação e diretores de escola existem muitos caminhos de melhorar a qualidade de ensino e as condições de trabalho dos professores, além da melhoria salarial.
Após o almoço, passei pela feira do livro juntamente com a secretária de educação de Carlos Barbosa, Cristiane Kieling, enquanto o Prof. Triviños e Magda visitavam a Universidade em Bento Gonçalves. Pelas 14 horas iniciei a oficina sobre a Inserção das tecnologias educacionais informatizadas no trabalho de educadores, no laboratório de informática da escola que abriga a Feira do Livro, com um grupo pequeno de professores. O trabalho despertou interesse, mas não deixou de ser um choque para mais da metade deles. Ficou claro para mim a distância que as coisas que estamos trabalhando estão da realidade da escola. O que não tenho claro é de que forma contornar / ultrapassar este fosso que separa o trabalho da academia da realidade escolar. Principalmente na área das TEI.
Uma coisa é certa: não tem como sem políticas públicas que melhorem as condições de estudo e trabalho dos professores. Conforme relatos de professores, existem escolas na região onde uma professora atende duas classes de diferentes níveis ao mesmo tempo e no mesmo espaço. Algo assim como 60 alunos, 30 de 1ª série = 30 de 3ª série. Um absurdo. E um absurdo às vezes disputado já que o professor recebe um adicional para enfrentar este tipo de aula.
Depois da oficina, encontrei Magda e o Prof. Triviños que estavam autografando o livro na Feira. Nos despedimos do pessoal, felizes pela acolhida sempre carinhosa que temos e partimos para Porto Alegre.

:: ainda não tive tempo de escrever sobre as coisas (várias) que fiquei pensando.

comentários:

Assinar Postar comentários [Atom]