Foi muito gratificante a nossa estada em Bento Gonçalves e Carlos Barbosa. Tanto que vou dividir um pouco com o grupo. Partimos, o Prof. Triviños e eu, na quarta-feira, 23/07/2003, de Porto Alegre .
Fomos recebidos calorosamente em Garibaldi pelas colegas professoras Magda Colao, do TRAMSE, e Cristiane Kieling, secretária de educação de Carlos Barbosa, com as quais jantamos. Na manhã seguinte apresentamos o trabalho O Educador como Pesquisador, no cinema local, para professores das escolas estaduais e municipais de Carlos Barbosa. Nem a névoa que envolvia a cidade desde a véspera impediu que os professores comparecessem e participassem ativamente do encontro.
Ao final, acertamos o lançamento dos livros do Grupo de Pesquisa, originados do X Seminário sobre a Formação de Professores para o Mercosul Conesul. Serão lançados na feira do livro de Carlos Barbosa, em setembro próximo.
À tarde, o Professor Triviños foi entrevistado na rádio de Bento Gonçalves, falando sobre o grupo de pesquisa e o trabalho que realizamos. Esta parte deixarei para que ele relate.
Enquanto isso, eu apresentei na secretaria de educação de Carlos Barbosa o meu projeto de mestrado Mapeando caminhos de autoria e autonomia: a inserção das TEI no trabalho de educadores que cooperam em comunidades de pesquisadores, focando principalmente no projeto Zaptlogs. Os educadores presentes ficaram muito interessados, inclusive participando no weblog do zaptlogs. No encerramento, solicitaram a formação de um grupo de estudos local, com nossa assessoria. Detalharemos melhor este anexo do Zaptlogs durante a próxima semana, mas , de antemão, fico feliz pelo reconhecimento e pela oportunidade de cooperar para a formação de mais uma comunidade de pesquisadores.
Ao final da tarde nos reunimos no Hotel Vinocap, em Bento Gonçalves, nos organizamos para a apresentação do dia seguinte e partimos para um maravilhoso jantar na Cantina do Hotel Dall'Onder. Fica aqui a foto para que eu me lembre de voltar lá e terminar aquele rodízio de massas :) A Festiqueijo, em Carlos Barbosa, ficou em nossos sonhos de trabalhadores.
Na manhã seguinte, às 8 horas, na E. E. Bento Gonçalves da Silva, apresentamos novamente o trabalho O Educador como Pesquisador, no VII Congresso Nacional de Educação: "Educando para Viver". Com um público estimado de mais de cem professores, foi uma enriquecedora apresentação. Ao final, trocamos endereços para contato e para acessoria na criação de comunidades de pesquisadores.