Existem muitas formas de se explicar coisas complexas. Pode-se escolher uma teoria e usá-la como ferramenta para explicar o objeto estudado - seja ele físico, social ou literário. Outra alternativa é escolher uma única questão central e ir expandindo as coisas, até englobar todo um sistema.
Em "Sem Logo - A Tirania das Marcas em um Planeta Vendido", a jornalista canadense Naomi Klein escolhe a segunda opção, analisando diversos aspectos da economia, política e cultura contemporâneas a partir do fenômeno do branding - a criação e consolidação das marcas. O resultado - um misto de investigação jornalística, relato pessoal e chamado às armas - impressiona por sua abrangência. Deixando de lado generalidades pouco informativas, Klein examina e explica detalhadamente um dos aspectos mais importantes da fase mais recente do capitalismo: as marcas. Marcas, não produtos - Pode parecer uma bobagem sem importância, mas a ênfase das empresas em vender marcas - Nike, IBM, Microsoft, Shell - e não produtos - tênis e roupas, bebidas, computadores, petróleo e derivados - é o que permite multinacionais controlarem o destino de milhares de pessoas ao redor do planeta. Como Klein explica muito bem, uma vez que as marcas estão estabelecidas e associadas a idéias na mente dos consumidores, os produtos passam apenas a ser espaço para as etiquetas. Com isso, as empresas podem descartar suas fábricas e empregados, passando a produzir as tralhas em fábricas contratadas e descartáveis. Além de analisar as modificações criadas por essa mudança na mentalidade empresarial, Klein documenta as estratégias de resistência às marcas e seu poder. Artistas que alteram anúncios, acadêmicos e estudantes que resistem à invasão dos patrocínios nos campi, ativistas e sindicalistas em todo o mundo são personagens das histórias que a autora usa para ilustrar seu ponto de vista. Apesar da complexidade das questões tratadas, "Sem Logo" é um livro fácil e - deixando de lado a revolta que bate quando refletimos sobre o retrato pintado - agradável. O texto de Klein é claro e bem humorado, tornando o livro - obrigatório para todos que sofrem as conseqüências do branding - acessível a qualquer um.
"Sem Logo - A Tirania das Marcas em um Planeta Vendido" Naomi Klein - Record R$58,00 - 543 páginas
:: do jornal A Tarde, na coluna de Rodolfo S. Filho
:: um assunto interessante quando se pensa que as marcas são crias do capitalismo e que, mesmo militando contra, não conseguimos sair do fetichismo em certos aspectos.