segunda-feira, junho 30, 2003



[Manifesto de lançamento do projeto SLE - Jun/2003]


SLE = Software Livre na Educação

Muito se tem discutido na mídia e, principalmente, na Internet sobre a adoção do Software Livre nas mais diferentes esferas de administração pública em todo o mundo.
Também muito se tem falado das iniciativas de empresas de Software Proprietário, notadamente a gigante Microsoft e outras, não menos poderosas no meio dos negócios, que gravitam em torno do chamado "monopólio" exercido pela maior empresa de software do mundo.
Embora eu compartilhe do sentimento geral de que existe um monopólio mundial exercido pela Microsoft, não é este o móvel da iniciativa que inauguramos aqui.
Os comentários infindáveis nas listas de discussão expalhadas pela Internet, prendendo-se ora ao inconformismo com a ousadia das grandes empresas, ora ao derrotismo impotente e às dificuldades de mobilizar forças compatíveis com as dos gigantes; este foi o estopim do movimento que pretendemos fazer.
A crença na capacidade da comunidade que aprendi a identificar nos sítios de encontro e discussão, o envolvimento direto de alguns de nós com as questões da Educação no país, e a certeza da viabilidade de alguns projetos tantas vezes discutidos e pensados, impulsionados pelo incomodo das discussões terminadas estéreis, passarão a ser canalizados para alimentar a construção de um sonho comum:

A implementação de soluções livres nas escolas.

Obviamente, como estamos a maioria enganjados no movimento que se tornou conhecido como (movimento pelo) Software Livre, avaliamos que maiores serão nossas chances de sucesso se focarmos nossas atenções nesta área com que temos maior intimidade.

Assim, formalmente, iniciamos hoje o projeto Software Livre na Educação (SLE), tendo como objetivo principal:
Promover o uso de soluções de Software Livre na Educação.

São objetivos específicos do projeto Software Livre na Educação:

:: Organizar e manter um repositório de matérias de referência em Educação.
:: Organizar e manter um fórum de discussão sobre temas específicos como: Informática na Educação, Ensino de TI, Inclusão Digital e Informática na Administração Pública, Capacitação Docente, etc.
:: Apoiar o desenvolvimento e uso de software educativo e aplicações para administração escolar na modalidade de Software Livre como definido pela FSF na licença GPL (Licença Pública Geral/GNU).
:: Apoiar o desenvolvimento e uso de documentação e material didático livre como definido pela FSF na licença FDL (Licença GNU para Documentação Livre).
:: Apoiar o desenvolvimento de projetos de ensino, especialmente os que incluam o uso da Informática na Educação.
:: Organizar e manter um sistema de capacitação docente para o uso eficiente de Tecnologia da Informação no ensino.


Espera-se que este projeto interesse e atenda a agentes nas áreas de Educação e de Tecnologia da Informação em geral, e mais especificamente àqueles interessados em Software Livre e em Informática na Educação.

Evandro Guglielmeli
Uberaba, 28 de Junho de 2003

:: acesse o site


comentários:

Assinar Postar comentários [Atom]